quinta-feira, 31 de maio de 2007

Nosso universo universitário...

Antigamente universitário era sinônimo de pessoa culta, que lutava pelos seus direitos e pelo bem do seu país. Eram os universitários que tinham as caras pintadas nos movimento políticos, que levavam porradas na ditadura, que morriam pelos seus ideais.
Hoje aceitamos passivamente tudo o que nos é jogado por professores, muitas vezes desinteressados pelos seus alunos, engolimos o que eles nos passam e só confirmamos com a cabeça, aceitando tudo e dizendo "amém" para eles. O que podemos fazer para mudar isso? Botar a universidade pra "andar", movimentá-la dando idéias, fazendo a nossa parte, brigando por ensino de qualidade, exigindo dos professores que transmitam conteúdo de verdade e não o tão famoso "água com açúcar" como vemos, exigir mais práticas e fazer por onde elas aconteçam, movimentar a universidade é o caminho.
Na nossa Universidade temos os dois lados, tanto alunos conformados, tanto alunos que fazem a diferença e formentam a universidade com coisas novas e criativas, modificando o básico que nos é oferecido e transformando isso em algo realmente útil. Iniciativas como o jornal, a TV, a agência de Publicidade, a empresa Unaerp Jr, fórum de direito, o próprio reality blog, entre outros projetos que fazem a diferença no mundo universitário só existem porque há alunos que se preocupam em não ficar apenas sentado em suas cadeiras na sala de aula, mas em fazer algo que acrescente em suas vidas algum conhecimento importante. Tirar a universidade do transe da inutilidade e colocá-la para transitar num mundo e num ambiente diferente, cheio de ações inovadoras, criativas, culturais e úteis não só para os universitários, mas para todo o nosso país, que é tão carente de tudo isso, é um dos caminhos. E você? O que anda fazendo em relação a isso? Chega de braços cruzados e mãos à obra pois o mundo é você quem faz!

5 comentários:

cláudio brasil disse...

Desculpa Dani!

Mas perderia o sentido do meu texto.

Bye!

cláudio brasil disse...

É isso aí Dani!

Gostei do texto e você, com certeza, é uma dessas pessoas que movimentam o mundo e faz a diferença.

Parabéns!!!

Diego Augusto disse...

Eu não concordo com muitas coisas, mas admito que você escreve muito bem e isso me enche de orhulho. Parabéns.

paisuburbio disse...

Vc levantou questões importantes e intrigantes. Muito bom!
Por ex.,antes de 1964, o Brasil prosperava, estava a caminho de um desenvolvimento econômico jamais visto, o povo e os estudantes estavam cheios de esperança. Até que...um golpe dos militares veio estragar a festa.
Nós, geração pós-80, nascemos num país que sempre caminhou a trancos, tendo uma sequência de absdurdos que de tantos, foram considerados normais.
Diferente da geração 64, nós não presenciamos uma "quebra tão brusca" nos nossos costumes, nossos hábitos, cultura, sonhos... Em outras palavras, nascemos na inversão de valores e por isso tudo nos parece "normal", até que os questionamentos comecem a aparecer. Isso nos dá uma maior acomodação.
É muito mais fácil revoluções, manifestações populares violentas aparecerem qdo há uma quebra brusca nesses costumes.
Isso não quer dizer que para sairmos as ruas terá que ser imposta uma nova ditadura. Mas, sair as ruas, não adianta muito (na minha opinião). Educação, articulação política, democratização da mídia, acho que adianta mais.
desculpa aí, a explanação de cunho ideológico, ok?
rss...
rs...

José Renato Salatiel disse...

Blz, Dani! Boas propostas de mobilização (apesar de que alguns órgãos laboratoriais que você citou só reproduzem o que está aí). Arrume, por favor, o "formentam". O resto está ok, também fico orgulhoso de ter alunas como vc. Bjs.