sexta-feira, 25 de maio de 2007

Pense e Aja!




"Que atitudes podemos ter para tornar o mundo melhor? Que valores quero disseminar, que idéias quero metabolizar hoje para infectar o século amanhã? Que evangelho escreverei em meu testamento profano?"


Ao ver essas questões eu me lembrei de uma frase do meu excelentíssimo pai :"Imagina o que seria morrer e ninguém lembrar de você, ou ter netos e não ter o que contar para eles?"


Isso seria realmente lamentável, mais terrivel ainda seria passar por essa vida e não plantar nenhuma semente. Não estou falando apenas de árvores, mas de sementes do bem, de esperança e de futuro. O que algumas pessoas acham que é utopia, para mim é algo essencial, plantar sementes de um mundo melhor deveria ser meta básica para todo ser humano. Para quem tem filhos então, nem se fala. Pense como seria o mundo com mais saúde, menos poluição, mais educação e menos violência. Pensou? Você não acha que seria muito melhor? Parece história daquelas pessoas que se acham espiritualizadas e que ficam com esse "papinho" de lutar para um mundo melhor. Realmente, mas agora pense no que se tornará o mundo se não existissem mais pessoas com esses ideais. Triste não? Sem brilho, sem som, sem cor, sem esperança. O fato é que todos nós recebemos uma semente de quem nos educou, e que por instinto natural deve ser repassado, e além disso, melhorado. Tá então é só esperar quando tivermos filhos? Não. Podemos começar a plantar nossas sementes já. Como fazer isso? Simples.


Comece modificando seus atos. Seja uma pessoa mais positiva, use a educação que lhe foi dada, respeite a si, aos outros e ao meio ambiente, faça algo por você e pelos outros. Saia do seu "mundinho" de faz de conta e viva a realidade, se não gosta dela, transforme-á.


Que tal dar o primeiro passo e começar a mudar de atitude. Quer um exemplo? Ajude um projeto social, passe um pouco do seu conhecimento para outras pessoas, não seja egoísta, ajudar não dói. Insira cultura nas pessoas que você conhece, ande de bicicleta, sua saúde agradece e a natureza também. Faça a sua história e saiba que seus atos tem consequências, se forem bons, as consequências também serão, caso contrário, bom, você sabe. Ah! Se não assistiu, assista o filme " Efeito Borboleta", nele você vê bem claro o que estou falando. Então, mãos à obra, e comece a escrever a história de um mundo melhor, além da frase da sua lápide : " Aqui jaz uma pessoa que ..." Você é quem sabe o que quer que escrevão nela. Pense nisso. E aja logo. O tempo não espera, ele anda rápido e o mundo gira sempre.

4 comentários:

paisuburbio disse...

Eu sou uma destas pessoas que "se dizem espiritualizadas" e "tem esse papinho de mudar o mundo".rs.
Meu silêncio e minha timidez são confundidos como falta de atitude, acomodação, mas poucos sabem que não são preciso gritos para que haja uma mudança. Não me meto em discussões, não gosto de polêmicas, mas não deixo um minuto de fazer sempre uma auto-crítica. A mais eficaz revolução/mudança é a interna, e acho que eu e você aprendemos isso.
Acredito que não será preciso mais hostilidades, uma etendeu onde começa e onde termina o espaço da outra. Te respeito e quero continuar respeitando.
Conviver bem com as diferenças é um bom começo para um mundo menos pior.

José Renato Salatiel disse...

Valeu a dica, vou assistir o filme! Bjs.

tavares disse...

Eu acredito piamente na lei da semeadura, ou seja, quem semeia jaca não pode colher outra coisa que não seja jaca.
O nosso mundo precisa de semeadores de AMOR, PAZ e principalmente FÉ, pois são as pessoas que acreditam como a Tati que ainda fazem esse mundo ter um pouco de ESPERANÇA!
É Isso aí, Viva o casamento de Pensamento e Açao! Viva os Panquecas!!!

Diego Augusto disse...

Bom eu não comentei aqui ainda, portanto saiba que adorei seu texto e não me preocupo tanto com o espírito pois sou um mito. Abraços