domingo, 13 de junho de 2010

Digerindo...

É... eu gosto mesmo de optar nesse b-a-ba  que é esse mundo.
Gosto de ter opnião e falar o que penso mesmo.Sou irritante as vezes, eu sei.
Mas.... tem coisa que calam a gente, me calam e principalmente me pertubam, e as vezes, é preciso desabafar.
Passei minha aparentemente inútil tarde de domingo congelando de frio, e deitada na cama, zapeando despretenciosamento com o controle remoto, quando parei num filme e meio sem por que nem pra que comecei a assistir o documentário do José Padilha "Ônibus 174". Terminei de assistir meio sem saber o que pensar manja? Fez 10 anos ontem que aconteceu o sequestro do ônibus 174 do qual o documentário trata, no Rio de Janeiro, que terminou com a morte do seqüestrador Sandro do Nascimento e de uma das reféns, Geisa Gonçalves, com tiros disparados pelo bandido e pela polícia. Com imagens das emissoras de televisões e gravações próprias, o diretor José Padilha constrói uma narrativa dupla que mostra o desenrolar do seqüestro e a trajetória pessoal de Sandro intercalados com depoimentos. A família, a tia e alguns amigos são entrevistados, além de policiais que participaram da operação (um com o rosto coberto devido à proibição de dar entrevistas por parte do batalhão), alguns reféns, o viúvo da vítima e, até, um assaltante “profissional”.
O que acabou me deixando sem palavras hoje, já que na época em que tudo aconteceu eu não fazia noção do que se tratava, foi pensar o que será que eu posso e devo fazer pra que isso não se repita? Não tô querendo fazer média de boa cidadã não. Só que eu tive a sorte do destino ter me dado pais trabalhadores, um irmão ajuizado e condições de ter estudado bem, morado bem, conseguido o que quis por ser aceita , apesar de não ser da classe A, nessa nossa linda e maravilhosa sociedade... Você, só por tá lendo esse post também tá a mil anos luz na frente no quesito inclusão na sociedade do que o tal Sandro.
Não to falando que o cara era gente boa, nem que era inocente, nem nada. Só tô pensando na merda de vida que esse cara levou, nas oportunidades que ele não teve, no sofrimento e na rejeição, que ok, não justifica nada, mas alimentou tudo o que aconteceu. E hoje meu? E hoje não tem milhares e milhares de Sandros por aí?A gente sabe muito bem que tem... e oras... o que você tem a ver com isso? Esses Sandros que estão por ai e os que nascem todos os dias, são os mesmo que podem se revoltar contra a nossa lindissima sociedade e te roubar na porta de casa, e meter um tiro na cabeça do seu pai quando ele for estacionar o carro, roubar a sua mãe no farol e por ai vai...
Pra mim, pensar nisso é um soco no estomago que me trás um peso na consciência de não saber direito o que fazer.. e pior... não estar fazendo nada...
Enquanto eu descubro o que fazer... pensa ai tbm....
Começa parando de reclamar que seu celular tá arranhado e que não foi naquele show e tantas futilidades mais... e de reclamar que tem tanto crime nesse país.. porque se você não faz nada pelos Sandros da vida... eles fazer por eles e por você... e acho que você não vai curtir muito não...#FICADICA


Estalinhos... ;)
Danielle Lima

Nenhum comentário: